Os melhores alimentos para a saúde bucal

• Curiosidades
  • 04/03/2014

Hábitos de higiene bucal são essenciais para manter os dentes fortes e saudáveis. No entanto, existem outros fatores que contribuem bastante para a saúde bucal, como a alimentação. Da mesma forma que existem alimentos que prejudicam a dentição, também existem aqueles que a fortalecem.

Veja primeiro quais são os alimentos que prejudicam a saúde bucal:

• Café: Qualquer alimento ou bebida de coloração muito forte causa manchas nos dentes ao longo do tempo. Além disso, o café aumenta a possibilidade de acúmulo de alimentos na boca.
  • Refrigerante: Também causa manchas na superfície dentária. Quando ingeridos com frequência, causam erosão ácida no esmalte do dente.
  • Bebidas alcoólicas: Elas diminuem a produção de saliva, a qual é essencial para a saúde dentária.
  • Balas duras: A quantidade de açúcar presente nessas balas é bastante prejudicial. Por serem duras, elas permanecem na boca por muito tempo, o que piora as consequências.

Para os alimentos que escurecem o esmalte dentário, uma boa dica é não escovar os dentes logo após comê-los. Esses alimentos causam a queda do pH bucal, e a escovação acaba acentuando o desgaste dentário. Por isso, o ideal é esperar cerca de 30 minutos.

Alimentos que melhoram a saúde bucal

Veja agora os alimentos que melhoram a saúde bucal:

• Frutas: as frutas cítricas são prejudiciais por serem muito ácidas. Existem outras, porém, que fortalecem a dentição:
  • Morango: Combate o acúmulo de placa bacteriana, além de retirar manchas e tornar os dentes mais brancos.
  • Pera: Também combate a placa bacteriana, e aumenta a produção de saliva.
  • Maçã: Ajuda a limpar os dentes, e também estimula o fluxo salivar.
  • Leite e derivados:
  • Leite: Auxilia na remineralização dentária e contém cálcio, que ajuda no combate às cáries.
  • Iogurte: Mesmo princípio do leite, ajudando a fortalecer os dentes.
  • Queijo: Contribui para reparar o esmalte dentário, além de aumentar a salivação. Queijos duros ajudam no clareamento.
  • Legumes e verduras:
  • Cenoura: Estimula a produção de saliva.
  • Pepino: Também aumenta o fluxo salivar, ajudando a limpar os dentes e combater bactérias.
  • Brócolis: Ajuda a proteger o esmalte dentário.
  • Espinafre: Contribui para a limpeza dos dentes e o fluxo salivar.
  • Água: essencial para a limpeza dos dentes.

Para cuidar ainda mais da sua saúde bucal, aproveite para marcar uma consulta na Cury Clínica Odontológica. Você encontrará profissionais especializados nas mais diversas áreas da odontologia, prontos para te ajudar.