Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como funciona o tratamento com alinhadores invisíveis?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 19/09/2023
  • Cury Clínica Odontológica

dentista segurando um alinhador invisível

Quem não deseja ter os dentes alinhados, bonitos e saudáveis? Com o surgimento dos alinhadores, esse sonho se tornou possível de forma quase imperceptível graças às opções de alinhadores invisíveis que revolucionaram o mercado odontológico

Atualmente, as pessoas se preocupam mais em manter uma boa aparência, principalmente quando se trata do sorriso, isso sem deixar a estética de lado durante o processo. Foi pensando nisso que surgiram os alinhadores invisíveis: placas transparentes que são mudadas semanalmente. Assim, é possível resolver os problemas como: desalinhamento, mordida aberta, falta de espaço, mordida cruzada, problemas na posição da mandíbula, etc, enquanto a estética do seu sorriso é trabalhada.

Devido a inúmeros fatores durante o crescimento, como má respiração, é normal que existam dentes em desarmonia. Apesar de natural, isso pode ocasionar problemas de autoestima e até mesmo outras questões de saúde, como fortes dores de cabeça, dores no maxilar, etc.  

Felizmente, com a evolução dos procedimentos odontológicos, é possível corrigir essas imperfeições. Para isso, os alinhadores invisíveis têm sido bastante utilizados, principalmente por ser um procedimento prático, indolor e esteticamente agradável. Para o resultado satisfatório deste e de qualquer tratamento, você precisa de uma equipe dedicada e atenciosa para o seu cuidado e de uma boa cooperação por parte do paciente.

Então, se você está buscando uma maneira esteticamente agradável para alinhar e cuidar do seu sorriso, não deixe de ler esse artigo que preparamos para você, com todos os detalhes de como funciona o tratamento com alinhadores invisíveis. Acompanhe a leitura!

O que são alinhadores invisíveis?

Ganhando cada vez mais popularidade por ser um tratamento estético indolor, prático e moderno, os alinhadores invisíveis são constantemente procurados nas clínicas odontológicas por quem deseja ter um sorriso perfeito, mas sem mostrar que está fazendo uso de aparelhos.

mulher colocando um aparelho invisível

Afinal de contas, os aparelhos ortodônticos tradicionais quebram a estética de um sorriso natural durante o tratamento, algo que é facilmente solucionado pelos alinhadores invisíveis.

Mas o que são os alinhadores? Bem, tratam-se de lâminas de plástico, compostas de um material  semi flexível, patenteado, chamado SmarTreck, feitas através de uma imagem digital da dentição do paciente e prototipada em uma impressora 3D. 

Após uma análise da arcada dentária do paciente, realiza-se uma simulação de como ficará o sorriso com o uso das placas, determinando a quantidade de alinhadores que será necessária para chegar ao resultado desejado. Após a aprovação do cliente, as placas são prototipadas e entregues ao cliente para a realização do tratamento.

As placas serão trocadas semanalmente de acordo com cada caso tratado. O paciente se compromete a usar durante 22 horas por dia cada alinhador, retirando-o somente para se alimentar. Cada placa alinhadora realiza um movimento diferente na dentição do paciente, por isso a troca é necessária. O acompanhamento profissional é feito em média a cada 60 dias.

Como principal característica, podemos destacar a resistência e o bom comportamento elástico linear. Eles são capazes de desempenhar forças contínuas de movimentação que são essenciais para que a dentição possa ser alinhada gradativamente de forma indolor e invisível. É ou não é uma maravilha?

Um alinhamento dentário que entrega um resultado perfeito para o seu sorriso, sem gerar incômodo durante a implantação do material, nem dores durante o processo de tratamento. Além disso, é um tratamento constantemente acompanhado pelo ortodontista e que já apresenta resultados nas primeiras semanas de uso, sendo em média 30 até 50% mais rápido no alinhamento dentário do que os aparelhos ortodônticos fixos.

Como eles têm revolucionado a experiência de tratamento ortodôntico?

Os aparelhos ortodônticos tradicionais causam desconfortos aos pacientes, pois são peças coladas aos dentes com um fio que liga cada peça e um anel que regula a movimentação e o alinhamento dos dentes. Esses elementos podem machucar a boca durante o uso e gerar fortes dores quando colocados.

Já os alinhadores invisíveis não possuem nenhum material que gere dor ou desconforto ao paciente, nem na implantação do aparelho, nem durante o tratamento. Isso gerou uma revolução no mercado odontológico. Agora é possível fornecer o sorriso dos sonhos aos pacientes sem gerar incômodos.

Os alinhadores são placas removíveis, discretas, que permitem ao paciente retirar o aparelho para se alimentar e realizar a higienização dos dentes. Essa possibilidade proporciona uma rotina muito mais confortável e prática.

mulher comendo com seu aparelho invisível guardado no estojo ao seu lado

Como funciona o processo para colocar?

Como dito anteriormente, primeiramente realiza-se uma avaliação da arcada dentária, com radiografias e fotografias dos dentes do paciente para que o software do alinhador faça o planejamento do tratamento, determinando quais as movimentações necessárias dos dentes e a ordem, para que assim seja projetado quantas placas serão necessárias.

Após isso, as placas são prototipadas pela impressora 3D e enviadas para verificação e aprovação do dentista e, posteriormente, entregues ao cliente para dar início ao tratamento.

Quais as vantagens dos alinhadores invisíveis?

Os alinhadores são exatamente o tipo de tratamento que todo mundo deseja, pois entregam o sorriso dos sonhos em menos tempo de tratamento e de forma indolor. Entre os seus principais benefícios, podemos citar:

  • São discretos;
  • Não geram dor ou incômodo na sua aplicação ou durante o tratamento;
  • São removíveis para alimentação e higienização;
  • São confortáveis;
  • Mais praticidade durante o uso;
  • Menos tempo de tratamento, pois age 50% mais rápido que os aparelhos tradicionais.

Além disso, há ainda economia de tempo, pois as avaliações, implantação e trocas são mais rápidas. 

Quanto tempo de tratamento?

Todo tratamento é realizado de acordo com a necessidade do cliente, então após uma avaliação é que podemos determinar o tempo exato. Mas, de forma geral, o tratamento dura entre 10 e 24 meses.

O tempo de tratamento com alinhadores invisíveis é baseado em quanto os dentes vão precisar ser movidos ou girados, então quanto mais seus dentes estiverem tortos, mais placas serão utilizadas e, consequentemente, levará mais tempo.

Como a Cury Clínica Odontológica pode auxiliar nesse processo?

Fornecer o que há de melhor em serviços odontológicos é nossa especialidade. Queremos contribuir não apenas com o seu desejo por um sorriso perfeito, mas também com a liberdade e a autoestima que isso te proporciona. Para o resultado satisfatório deste e de qualquer tratamento, você precisa de uma equipe dedicada e atenciosa para o seu cuidado e de uma boa cooperação por parte do paciente.

Aqui na Cury Clínica Odontológica, oferecemos todos os métodos de alinhamento dentário, inclusive os alinhadores invisíveis. Entre em contato, faça já a sua avaliação e conquiste o sorriso dos seus sonhos.