Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Alinhador invisível x aparelhos convencionais: qual o modelo ideal?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 07/02/2024
  • Cury Clínica Odontológica

Dentista segurando um aparelho Invisalign e um aparelho convencional.

Alinhar o sorriso sempre vai além de renovar a autoestima, é ter um sorriso mais saudável, bonito e também funcional. Afinal de contas, quando se inicia um tratamento ortodôntico o principal objetivo é restabelecer as funcionalidades dos dentes, como a mastigação correta e a fala.

Como a tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, hoje o mercado ortodôntico possui uma série de aparelhos ortodônticos disponíveis que podem ser escolhidos a partir do objetivo do paciente, bem como o valor que cabe no bolso dele.

Sendo assim, hoje queremos te falar sobre os alinhadores invisíveis e sobre os aparelhos convencionais. Qual é o modelo ideal? Quais são as diferenças entre eles? Há algum que é melhor? Quais são os casos em que cada tipo de tratamento é indicado?

Acompanhe este artigo até o final e descubra as respostas para as suas dúvidas!

Diferenças entre os alinhadores invisíveis e os aparelhos convencionais

Quando o tratamento ortodôntico foi se popularizando, um dos poucos aparelhos disponíveis no mercado é o que chamamos hoje de aparelho ortodôntico convencional. Sabe aquele sorriso metálico, com as borrachinhas coloridas por cima dos bráquetes? Então, este é o aparelho convencional.

Esse tipo de aparelho é perfeito para quem busca alinhar o sorriso, mas não tem tantos problemas com a estética. Por ser metálico, ele pode trazer um ar mais “pesado” para o rosto. Todavia, ele cumpre com excelência a função dele: alinhar os dentes e devolver ao paciente a funcionalidade do sorriso – mastigação em dia, fala e respiração ajustada.

Mulher sorrindo e mostrando seu aparelho convencional.

Mas, como já falamos anteriormente, o poderio tecnológico na odontologia aumentou e a ortodontia foi uma das especialidades abraçadas pelas novas tecnologias. Com esta evolução, surgiu o que conhecemos por alinhadores invisíveis. Os alinhadores invisíveis, assim como o aparelho convencional, vêm para alinhar os dentes dos pacientes. No entanto, ao contrário do aparelho ortodôntico convencional e popular, o alinhador invisível não compromete a estética. E aí está a principal diferença entre eles: a preservação da estética.

Todavia, vale ressaltar que justamente por conta do poder de tecnologia que há no desenvolvimento dos alinhadores, ele pode proporcionar ao paciente um tratamento até duas vezes mais rápido que o convencional.

Portanto, tanto o aparelho convencional quanto os alinhadores invisíveis são excelentes opções no mercado para realizar o tratamento ortodôntico. E, além disso, ambos carregam consigo o mesmo objetivo: alinhar o seu sorriso e proporcionar mais qualidade de vida e segurança ao sorrir!

Para que serve cada modelo de aparelho?

Cada aparelho possui características e funcionalidades específicas. Vamos agora esclarecer o propósito tanto do aparelho convencional quanto dos invisíveis.

1. Aparelho convencional

Neste caso, os aparelhos convencionais são uma das principais soluções quando falamos em alinhar o sorriso e problemas de má oclusão, já que com ele é possível promover a expansão da arcada dentária, além de proporcionar um ótimo tratamento.

Este tipo de aparelho é constituído por bráquetes, que dão apoio ao fio metálico do aparelho ortodôntico. Nesta situação, o paciente precisa passar mensalmente no consultório do dentista a fim de ajustar este fio metálico, para ir, aos poucos, alinhando o sorriso.

2. Alinhador invisível

Já os alinhadores invisíveis, como é o caso do Invisalign ou Smile, também alinham o sorriso e resolvem os problemas de má oclusão – assim como os aparelhos convencionais. No entanto, é realizado de uma forma diferente.

Neste caso, o paciente recebe uma sequência de moldeiras para usar por um determinado período, alertado pelo dentista. Além disso, é um aparelho extremamente personalizado, já que essas moldeiras são feitas sob medida, de acordo com a arcada do paciente.

Por isso, é preciso um comprometimento maior do paciente para que o tratamento realmente dê certo, no prazo acordado pelo ortodontista.

Dentista colocando um aparelho Invisalign em seu paciente.

Quais os seus diferenciais e vantagens?

Cada um possui vantagens e diferenciais bem específicos, como, por exemplo, os alinhadores invisíveis são mais discretos e possuem um tratamento mais rápido – justamente por conta da tecnologia envolvida. No entanto, quando se fala em preço, o tratamento com os alinhadores tradicionais tende a ser mais acessível.

Sendo assim, as vantagens de aparelhos como Invisalign estão no conforto, personalização, estética e agilidade em alinhar o sorriso. Enquanto isso, o aparelho convencional alinha o sorriso por um preço mais acessível, de forma eficaz e segura.

Por isso, a escolha é sempre feita com base na necessidade e desejos do paciente, avaliando o custo-benefício para que o tratamento ortodôntico seja um sucesso.

Quanto tempo de tratamento?

O tratamento ortodôntico tem prazo de duração muito relativo. Afinal de contas, além do tratamento ter uma série de variáveis, tais como: o problema do paciente, a via de tratamento escolhida (convencional ou alinhador invisível) e, sem contar que, o comprometimento do paciente também é muito importante neste cálculo.

De uma forma geral, os casos mais severos duram, em média, 26 a 36 meses. Os mais simples podem durar 12 meses, por exemplo. Todavia, esse tempo é acordado e explicado pelo ortodontista, com base nos exames de imagem e também por meio do aparelho escolhido.

Como saber o modelo ideal para mim?

A escolha é feita avaliando suas necessidades. Por exemplo, caso o não comprometimento da estética do sorriso seja um tópico sensível para você ou almeje um tratamento mais rápido, talvez o aparelho ortodôntico mais indicado para sua situação seja o aparelho Invisalign ou algum modelo mais moderno de aparelho fixo, como o Sistema Damon, da Ormco.

Agora, se você apenas quer alinhar o seu sorriso, corrigir uma má oclusão ou não tem “pressa”, o aparelho convencional vai suprir suas necessidades com tranquilidade.

Para saber mais sobre os tratamentos ortodônticos por aqui, continue acompanhando o nosso blog!