Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Quais são os principais sintomas da ATM / DTM?

  • ATM/DTM
  • 04 de abril de 2019
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Os principais sintomas que podem estar relacionados a quadros de ATM / DTM são:

Audição: tamponamento, coceira, ressecamento, vertigem, zumbido e dor em ausência de infecção.

Respiração: ressecamento da garganta, sensação de obstrução da garganta (engasgamento), respiração bucal, alteração de postura da cabeça, apnéia e ronco e boca seca.

Visão: visão embassada, dor no fundo dos olhos, olhos vermelhos, maior sensibilidade a luz do sol, olhos secos.

Articulação: limitação de movimento, deslocamento, desgaste, dor, artrite, artrose, osteose.

Músculos: cansaço para mastigar, dores na face, enxaqueca, dor na nuca, dor no pescoço, dor nas costas, migração da cabeça, migração da postura de mandíbula.

É importante lembrar que mais de um terço da população possui algum grau de disfunção da ATM / DTM.

Tratamento para ATM em Curitiba?

Para tratamentos, avalição e diagnóstico de problemas de ATM você pode contar com nossa equipe. Nosso Contato: 41 3015-0841  Whatsapp: 41 98514-7134

O que é ATM? 

A sigla ATM significa articulação temporomandibular, que liga o maxilar à mandíbula. Essa articulação é responsável por todos os movimentos da mandíbula. O DTM, ou seja disfunção temporo mandibular, é o nome que damos a qualquer disfunção desse sistema.

Quais os principais sintomas das disfunções ATM?

Os principais sintomas provocados por uma disfunção da ATM são:

  • Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Mudança na maneira com que as arcadas superior e inferior se encaixam;
  • Estalos ao abrir ou fechar a boca;
  • Travamento da mandíbula, que pode ficar presa ou sair do lugar;
  • Dores de cabeça e de ouvido, dores e pressão atrás dos olhos;
  • Dor ao abrir muito a boca, ao bocejar ou ao mastigar;
  • Músculos da mandíbula tensos ou doloridos;
  • Dor cervival;
  • Surdez parcial;
  • Zumbido no ouvido;
  • Ronco;
  • Desgastes e quebras dentais recorrentes.

Quais as causas das disfunções de ATM (DTM)?

As causas das disfunções da ATM podem ser identificadas por meio de questionário específico, exames clínicos, exames de imagem e testes e exames clínicos complementares como moldagem e montagem em articulador, etc.

A principal causa geralmente é uma alteração postural da mandíbula em repouso. Este tipo de alteração desta posição pode se dar devido a problemas de desenvolvimento das arcadas, desgastes ou perdar dentárias, traumas, problemas ortodônticos, etc.

Esta alteração postural pode levar a inúmeros sintomas como descrevemos acima.

Outras causas  podem ser problemas emocionais, fatores locais e anatômicos, fatores genéticos, etc.

Quais os tratamentos para as disfunções de ATM / DTM?

Como funcioana o tratamento para ATM / DTM? 

Primeiramente precisamos lembrar que  para um correto tratamento para ATM  primeiramente precisamos identificar a causa. Para alteração postural da mandibula precisaremos recuperar a posição de saúde por meio de uma terapia específica e depois estabilizar a posição saudável somente depois através de tratamentos dentários posteriormente.

Existem algumas formas de controle  que podem ser utilizadas até a identificação da causa da ATM (DTM): 

  • Para dores e espasmos musculares: pode-se aplicar calor úmido, além de medicamentos como relaxante muscular, antiinflamatórios específicos, etc;
  • Para rangido ou travamento: existe um aparelho chamado placa miorrelaxante, ou "splint". A placa é encaixada nos dentes superiores, impedindo-os de ranger quando deslizados sobre os inferiores e controlando o problema por um período;
  • Para tensão muscular na mandíbula: há técnicas de relaxamento, calor úmido, medicamentos e até fisioterapia específica que podem ajudar a diminuir a tensão;

Para que serve a Placa para ATM (o split ou placa miorelaxante)?

A placa para ATM serve para impedir o contato dos dentes, tirando os estímulos e protegendo-os. Ela também alonga os músculos responsáveis pela mastigação gerando conforto e relaxamento, assim como gera abertura da mandibula gerando conforto na região da articulação temporo manbibular (ATM). A placa por si só não é um método de tratamento e sim de controle inicial de alguns sintomas.

Qual é o profissional que trata a ATM (DTM)?

Um dentista especilista em ATM/ DTM é o profissional indicado para uma avalaição dos problemas de ATM assim como o responsável em identificar e conduzir o tratramento adequado para cada caso.

Quanto custa um tratamento para ATM?

O preço para um tratamento da ATM depende da gravidade do caso e dos recursos necessários para a resolução ou controle do caso. Obviamente estes custos podem vairas bastante podendo ser um tratamento com menor ou maior investimento necessário. O Conselho Regional de Odontologia nã permite a divulgação de preços e modalidades de pagamento. Para um orçamento específico, por favor, agende a sua consulta. Nosso número telefônico é (041) 3015-0841 ou pelo Whatsapp (41) 98514-7134.

Faça seu Agendamento