Gengivite juvenil

• Periodontia
  • 11/11/2013

A gengivite é caracterizada pela inflamação dos tecidos gengivais, sendo o estágio inicial das doenças da gengiva. É um quadro fácil de ser revertido, mas, quando não tratada, pode se desenvolver para periodontite.

Quando a escovação não é feita corretamente, há o acúmulo de placa bacteriana, o que irrita a mucosa gengival e causa a gengivite. Nesse estágio o tratamento é mais fácil porque o osso de sustentação ainda não foi atingido.

Veja alguns dos principais sintomas:

• Gengivas de cor avermelhada;
  • Gengivas mais sensíveis e inchadas;
  • Principalmente durante a escovação, pode haver sangramento da mucosa gengival;
  • Retração gengival (os dentes ganham aparência alongada);
  • Formação de bolsas entre os dentes e a gengiva;
  • Em alguns casos, há mau hálito e gosto ruim na boca.

gengivite juvenil Gengivite juvenil

Durante a adolescência, em função das alterações hormonais características, a pessoa corre maior risco de apresentar uma inflamação gengival. Também é comum que, nessa idade, quando os pais não estão mais tão presentes na higienização bucal dos filhos, os adolescentes se descuidem.

Por essas razões, a higiene bucal deve receber uma atenção especial nessa faixa etária, para que casos de gengivite juvenil sejam evitados. Vale lembrar que, quando o adolescente tem aparelho ortodôntico, o descuido se torna ainda mais perigoso.