Saúde Periodontal

• Periodontia
  • 09/09/2013

A doença periodontal, ou periodontite, é uma doença crônica que compromete os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes, podendo levar à perda destes. Normalmente, essa doença começa com a chamada gengivite, que é uma inflamação da gengiva, e com a presença de placas de tártaro.

Um dos sintomas mais comuns é o avermelhamento e o sangramento da gengiva. Conforme a doença progride, a inflamação chega à raiz dos dentes,que começam a amolecer devido à danificação dos ossos. Além disso, o forte mau hálito, não só pela manhã como também durante o resto do dia, também é característico da periodontite.

Uma das causas mais comuns para o surgimento dessa doença é a falta de higiene bucal, mas há também outras possibilidades, como quando ela é associada a outras enfermidades ou até mesmo a fatores genéticos. Além disso, a falta de tratamento dentário, quando a pessoa não consulta o dentista com a devida frequência, também é uma causa possível.

Quanto ao tratamento, quando o estágio da doença não é avançado, procede-se com higiene bucal reforçada. Outros procedimentos envolvem o controle da infecção e, em certos casos, a cirurgia periodontal.

Para uma boa saúde periodontal, lembre-se de cuidar da escovação e de usar fio dental, além de consultar seu dentista regularmente, preferencialmente de seis em seis meses. Uma boa prevenção é sempre o melhor caminho.