Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Tratamento Ortodôndico - Saiba se você precisa

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 08/09/2013
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A ortodontia é a área da odontologia que trata do posicionamento dos dentes e dos ossos do maxilar. Ao contrário do que muitos pensam, esse tratamento está longe de ter como objetivo somente a estética. Veja algumas dificuldades trazidas por dentes mal alinhados:

  • Dificultam a higienização, o que pode levar a problemas maiores futuramente
  • A necessidade de um maior esforço dos músculos da mastigação, em função dos dentes tortos, pode levar a dores de cabeça, ou até mesmo no pescoço e ombros, além de problemas na articulação temporomandibular (ATM)

Por isso, veja agora alguns dos possíveis problemas ortodônticos. Se você tiver algum deles, pode precisar de tratamento: Apinhamento Quando a arcada dentária é pequena, os dentes não conseguem se acomodar corretamente e acabam se "amontoando". Sobremordida Nesse caso, os dentes superiores são muito salientes, posicionando-se mais à frente dos inferiores do que deveriam. Prognatismo Também chamado de mordida cruzada anterior, pode-se dizer que é o caso inverso da sobremordida. No prognatismo, os dentes inferiores encontram-se à frente dos superiores. Mordida cruzada O posicionamento correto da arcada superior é ligeiramente à frente da inferior. Quando isso não acontece ao fecharmos a boca, damos o nome de mordida cruzada. Mordida aberta Ocorre quando, ao fechar a boca, os dentes da frente não se encontram. Sobre esses cinco casos, veja as imagens: Esquema de mordidas Existem ainda mais dois casos comuns: Diastema Dá-se esse nome a dentes separados. Desvio de linha mediana Quando os centros das arcadas superior e inferior não estão alinhados.

Para saber mais sobre cada um desses problemas e seus devidos tratamentos, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica, destaque em odontologia em Curitiba.