A dor no dente pode ter diferentes razões, como a presença de cáries, nascimento do dente do siso ou um dente quebrado. De qualquer forma, trata-se de uma dor bastante incômoda, muitas vezes difícil de suportar. O mais importante, é claro, é marcar imediatamente a consulta com o dentista para saber exatamente a causa da dor e realizar o tratamento.
No entanto, enquanto você espera a consulta, é sempre bom ter maneiras de aliviar a dor no dente. Confira algumas:
Aplique gelo ou uma compressa fria
Essa é a alternativa mais clássica. Quando você consegue manter o exterior da boca em baixa temperatura, isso ajuda bastante a aliviar a dor rapidamente.
Faça bochechos com água morna
Aplicar gelo diretamente no dente só irá piorar a dor, pois ele se torna muito mais sensível a temperaturas extremas quando dolorido. Por isso, bochechos de água morna são muito mais eficazes.
Bocheche com água salgada
Acrescente sal grosso em um copo de água morna, mexa bem e faça bochechos principalmente ao redor da área dolorida. Repita o processo após refeições e antes de dormir.
Cravo-da-Índia
O cravo tem propriedades analgésicas muito úteis para dor no dente. Se não quiser mascá-lo, adquira o óleo de cravo e aplique diretamente na área afetada com a ajuda de um cotonete. Faça isso algumas vezes ao dia. Outra opção é beber chá de cravos.
Chá de jambú
Ferva uma xícara de água, acrescente 5g de folha de jambú e coe após 10 minutos. Faça bochechos algumas vezes ao dia. O jambú tem propriedades anestésicas e antissépticas, por isso é uma ótima pedida para aliviar a dor no dente.
Géis anestésicos
Existem géis anestésicos específicos para dentes e gengivas que você aplica diretamente no local, e aliviam a dor por várias horas.
Higiene bucal completa
Tome cuidado redobrado com sua higiene bucal. Escove os dentes ao menos três vezes por dia, preferencialmente após cada refeição. Use fio dental também regularmente, e faça bochechos com antisséptico bucal.
Lembre-se de que essas são medidas passageiras, somente para aliviar a dor. Você só vai conseguir curá-la consultando o dentista, que saberá diagnosticar e tratar o problema de maneira adequada.