Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Coronavírus

  • Curiosidades
  • 02/02/2020
  • Cury Clínica Odontológica

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é um vírus já antigo, foi descrito na literatura médica na década de 60 como causador de doenças de vias aéreas superior. Este nome foi escolhido por que no microscópio o vírus apresenta várias espículas, no formato de uma coroa.  

As infecções causadas pelo vírus podem partir de um quadro leve à grave. Atualmente, uma epidemia foi identificada na China, onde o vírus está sendo associado à quadros de maior complexidade, tendo como sinais a insuficiência respiratória e pneumonia. Já foram registradas mais de 360 mortes na China e infectou mais de 17 mil. Medidas restritivas estão sendo tomadas por outros países para evitar a disseminação do vírus.

Pessoas que estiveram recentemente no país, que transitam com maior frequência em aeroportos e que estiveram em contato com pessoas que vieram da China, devem estar em alerta aos sintomas e aos cuidados. A transmissão por vias respiratórias é mais comum, através de tosse e espirros, podendo também ser transmitido por troca de objetos pessoais.

As crianças fazem parte do maior grupo de risco por estarem sempre em contato com adultos na maior parte do tempo e também com outras crianças. Por este motivo, importante estimular ainda mais os cuidados, como ingerir mais líquidos, manter uma boa alimentação, lavar as mãos com maior frequência, fazer uso de álcool gel e quando tossir procurar posicionar o antebraço na frente evitando colocar as mãos.

                                                                                                                                                                          

A vacina da gripe não protege contra o Coronavírus e ainda não há um tratamento específico.  

É importante destacar que, até o momento, segundo a Anvisa, não há confirmação de casos no Brasil