Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Creme dental ideal para crianças

  • Odontopediatria
  • 02/06/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Você já deve ter se perguntado qual é o tipo de creme dental ideal para crianças, principalmente quando o assunto é a presença ou não do flúor. Enquanto os dentes ainda não nasceram, a higiene bucal do bebê deve ser realizada apenas com uma gaze ou fralda umedecida. A partir do nascimento do primeiro dente, no entanto, a escovação com creme dental já deve ser realizada.

Ao contrário do que muitos pensam, o flúor deve sim estar presente na higiene bucal das crianças desde o surgimento dos primeiros dentes. A presença dessa substância ajuda a fortalecer os dentes e o esmalte dental. Assim, o flúor cria uma espécie de barreira protetora que ajuda também a prevenir cáries.

A principal questão a receber atenção quanto a isso, no entanto, é a quantidade de creme dental utilizado em cada fase de desenvolvimento da criança:

  • Duas escovas, uma com pasta de dente nas cerdas e outra semAté os 2 ou 3 anos de idade: Nesta fase, a criança ainda não consegue cuspir o creme dental, tendendo a engolir. Por essa razão, deve-se utilizar pasta de dente fluoretada em quantidade equivalente a um grão de arroz cru. Assim, mesmo que a criança engula após a escovação, não haverá problemas.
  • Após 3 ou 4 anos de idade: É nesta fase que a criança costuma aprender a cuspir. A partir daí, a quantidade ideal de creme dental na escova passa a ser equivalente a uma ervilha.

Outra dica importante é incentivar a criança a escovar os dentes sozinha. Enquanto ela não tiver habilidade para realizar a higienização da maneira ideal, deixe que ela escove primeiro, para depois você escovar da maneira correta. Isso faz com que a criança aprenda mais rapidamente, e ensina a importância da escovação.

Por fim, é importante lembrar que a higiene bucal deve ser realizada ao menos duas ou três vezes por dia, desde a infância, e a criança nunca pode dormir sem escovar os dentes. Deve-se também realizar consultas regulares ao odontopediatra. Quanto melhores os cuidados com a saúde bucal na primeira fase da infância, melhores e mais saudáveis serão os dentes da criança e do adolescente no futuro.

Fonte: Associação Brasileira de Odontopediatria.