Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Os danos da falta de um dente para a saúde infantil

  • Odontopediatria
  • 21/02/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Muitas vezes a criança acaba perdendo um dente de leite por acidente, praticando algum esporte ou brincando. No entanto, mesmo que ela esteja na idade de perda dos dentes decíduos, o mais indicado é que eles caiam naturalmente. Isso porque o excesso de tempo entre a perda do dente e a vinda do permanente pode gerar problemas para a saúde bucal da criança.

Primeiro, é importante entender quais são as principais funções dos dentes de leite:

  • Ajudam a criança a desenvolver as funções da mastigação e da fala;
  • Contribuem para o crescimento do osso que dá sustentação aos dentes;
  • Mantêm o espaço para os dentes permanentes;
  • Guiam a erupção dos permanentes, de modo que eles nasçam na posição correta;

Por isso, quando o dente de leite cai precocemente, a erupção dos permanentes é prejudicada, e eles podem nascer mal posicionados. Além disso, o tempo excessivo após a queda do dente decíduo ocasiona a retração da gengiva, o que dificulta bastante o surgimento da nova dentição.

Como consequência, a criança pode ter problemas de mau alinhamento dos dentes permanentes, o que pode gerar a necessidade futura de aparelhos ortodônticos. Além disso, a ausência do dente por muito tempo, bem como o mau alinhamento dos permanentes, causam problemas na mastigação.

O que fazer quando há a queda precoce do dente de leite?

Uma dica que poucos conhecem é hidratar o dente após a queda precoce. Mergulhe-o em um copo de leite, ou lave-o e coloque-o na própria boca (a saliva ajuda na hidratação), e vá para o dentista. Ele vai avaliar o caso da criança e saberá se ainda é muito cedo para ficar sem o dente. Se for esse o caso, o dentista vai recolocar o dente no lugar, e as fibras de sustentação irão se regenerar.

Se o seu filho ainda é criança e apresenta mau alinhamento dos dentes, converse com o seu dentista sobre os mantenedores de espaço móveis. Eles trabalham com a ortopedia facial, mudando a postura dos músculos da mandíbula. É um tratamento menos invasivo do que o aparelho ortodôntico, e é indicado para crianças de 6 a 14 anos.

odontopediatria em Curitiba Odontopediatria em Curitiba

Se você procura bons profissionais da odontopediatria em Curitiba para cuidar da saúde bucal do seu filho, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica. Nossos especialistas vão garantir uma dentição saudável para a criança.