Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Os melhores cremes dentais para crianças

  • Odontopediatria
  • 09/03/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A escovação dos dentes da criança é importante desde bebê, em média aos 14 meses de idade, quando surgem os primeiros dentes. Antes disso, as gengivas do bebê devem ser limpas com um pano ou uma gaze umedecida.

Nesse momento de iniciar a escovação propriamente dita, é natural que os pais tenham dúvidas em relação ao tipo de creme dental que deve ser utilizado. A presença ou ausência de flúor é a dúvida mais frequente.

Com ou sem flúor?

Quando a criança ingere quantidades elevadas de flúor durante as escovações, essa substância se acumula no organismo e gera a fluorose, que são as manchas brancas nos dentes. Por isso, existem cremes dentais com pouca ou nenhuma concentração de flúor.

No entanto, o flúor é o responsável por combater as cáries, e por isso é importante desde o nascimento dos primeiros dentes. Estudos comprovam que cremes dentais sem flúor não combatem as cáries como os demais, e nem ao menos impedem a fluorose.

Assim, o melhor creme dental para crianças deve, sim, conter flúor. É preciso tomar cuidado com a quantidade, no entanto. Se você colocar uma quantidade elevada de creme na escova, a ingestão prejudicará o organismo da criança e poderá causar fluorose.

  • Para crianças que ainda não sabem cuspir: indica-se a quantidade de creme equivalente a um grão de arroz cru, cerca de 0,1 g.

Escova de dente com pouca quantidade de creme dental

  • Para crianças que já sabem cuspir: indica-se a quantidade de creme equivalente a um grão de ervilha, cerca de 0,3 g.

Escova de dente com mais quantidade de creme dental

A higienização deve ser feita sempre pelos pais, duas ou três vezes ao dia. Mas atenção: isso só deve ser feito após o nascimento do primeiro dente molar. Antes disso, escove os demais dentes sem o uso de creme dental.