Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Qual a relação entre os dentes e a postura da coluna?

  • Curiosidades
  • 21/02/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A mandíbula é o único osso do crânio que apresenta movimento. Por isso, qualquer alteração na sua movimentação influencia na postura da cabeça, que por sua vez afeta a postura vertebral.

Além da parte estética que muitas vezes faz o paciente procurar o tratamento com aparelhos, a questão funcional é extremamente importante, pois um desiquilíbrio na parte mastigatória, na parte desenvolvimento e de posição tridimensional da mandíbula e dentes pode refletir em diversas aspectos relacionados a saúde do indivíduo como: dores e estalidos na articulação temporo mandibular, dores de cabeça, enxaquecas, problemas respiratórios e de sono, dores na região de cabeça e pescoço e outras desordens. Estas, por fim podem gerar problemas de ordem até emocional com depressão, problemas de concentração,etc. A Ortodontia e Ortopedia Facial que fazemos é muito mais que dentes alinhados e um sorriso bonito!

O fator que mais exerce influência sobre a mandíbula é a mastigação, a qual é determinada pela saúde e pelo alinhamento dos dentes. Quando existe qualquer desequilíbrio mastigatório, por menor que seja, a posição da cabeça sofre uma mudança, a qual é refletida na postura corporal como um todo.

Veja os problemas mais comuns que podem afetar a mastigação:

  • Mal alinhamento dos dentes;
  • Ausência de um ou mais dentes;
  • Desgastes causados, por exemplo, pelo bruxismo;
  • Fraturas nos dentes.

Quando se tem qualquer um desses problemas, a tendência natural da mandíbula é se reposicionar, buscando diminuir as consequências dessas falhas nos dentes. Assim, mesmo sem que o paciente perceba, a mastigação é alterada.

O mal alinhamento dos dentes é o mais comum causador do desequilíbrio mastigatório, e pode ser corrigido com o uso de aparelhos ortodônticos. Veja algumas das opções de tratamento:

  • Aparelho fixo: é o mais tradicional, com bandas, fios e braquetes. Costuma ser também a opção mais econômica.
  • Aparelho fixo estético: um exemplo é o aparelho lingual, em que toda a estrutura fica na parte de trás dos dentes, o que o torna muito mais discreto.
  • Niveladores: são os famosos aparelhos invisíveis, como o Invisalign e o Clear Aligner. Podem ser retirados, o que facilita bastante a alimentação e a escovação.

Existem diversos outros tipos de aparelhos que oferecem tratamentos mais discretos e estéticos. Ao realizar uma consulta com o dentista, você saberá quais são as melhores possibilidades para o seu caso. A partir disso, avalie os valores e inicie o tratamento para melhorar sua saúde bucal e também corporal.

Mulher comendo maçã Ortodontia em Curitiba

Se você procura uma clínica referência em ortodontia em Curitiba, venha conhecer a Cury Clínica Odontológica. Aqui, você encontrará profissionais especializados na área, e terá acesso aos melhores tratamentos ortodônticos