Existem alguns sintomas que, muitas vezes, podem parecer apenas má digestão. No entanto, podem ser indicativos da doença chamada refluxo gastroesofágico. Essa doença, além dos desconfortos trazidos de acordo com o tipo de alimento ou bebida ingeridos, também pode trazer consequências para a saúde bucal, como o desgaste do esmalte dental.
Confira os principais sintomas do refluxo gastroesofágico:
- Azia;
- Sensação de queimação;
- Regurgitação;
- Dor ao engolir;
- Dores na região do tórax;
- Tosse.
Essa doença faz com que os ácidos estomacais voltem pelo esôfago, causando os sintomas listados acima. A regurgitação, especificamente, ocorre quando esses ácidos voltam até a boca, prejudicando a saúde bucal.
Durante a regurgitação, os ácidos estomacais entram em contato com a superfície dos dentes, e a primeira camada a ser atingida é a do esmalte dental. Isso causa, aos poucos, a erosão do dente, que sofre desgaste, manchas e cáries.
Portanto, muitas vezes as cáries podem surgir não por falta de uma boa higiene bucal, mas como consequência do refluxo gastroesofágico. Além disso, a doença também pode prejudicar a gengiva, causando inflamações como a gengivite e a periodontite.
Prevenção e tratamento
Além do tratamento com medicamentos receitados pelo médico, também é altamente importante cuidar da alimentação. O principal é evitar alimentos ácidos ou gordurosos, bebidas alcoólicas, cafeína e cigarros, que agravam o quadro. Além disso, situações de estresse também contribuem para o refluxo.
Quanto à saúde bucal, é importante manter uma higiene dental rigorosa e beber muita água. Os cremes dentais e a água que bebemos possuem flúor, um importante agente na remineralização dental.
Além disso, caso seus dentes já tenham sofrido os danos do refluxo gastroesofágico, existem alguns tratamentos capazes de recuperar a estética dental. Um exemplo são as lentes de contato dentais para recuperar o formato, ou o clareamento para recuperar a cor dos dentes.