Regeneração óssea: BMP2

• Curiosidades
  • 24/08/2014

Ter uma estrutura maxilar saudável é essencial para que haja um encaixe adequado entre os dentes. Quando essa estrutura é prejudicada, ou ocorre perda óssea, diversas funções bucais importantes são comprometidas, como a mastigação e a fonação, além de aspectos estéticos. Com a perda de osso maxilar, toda a estrutura bucal passa a ser prejudicada, e em estágios avançados pode haver perda dos dentes.

Veja algumas das principais causas da perda de osso maxilar:

• Acidentes e traumas;
  • Procedimentos dentais mal direcionados;
  • A extração de um dente naturalmente causa a perda do osso maxilar. Por essa razão, é aconselhável preencher a cavidade com biomaterial até a colocação de um implante, para que a estrutura óssea se conserve;
  • Doenças periodontais;
  • Presença de placa bacteriana.

Para fornecer maior sustentação ao dente ou implante, é necessária a realização de um enxerto ósseo. Tradicionalmente, opta-se por retirar osso de outra região do próprio paciente, uma vez que as células que formam a estrutura óssea estão assim presentes no enxerto. No entanto, esse método é mais invasivo, exigindo que mais de um local seja operado, e resultando em maior tempo de recuperação.

Nesse contexto, surge a chamada proteína morfogenética (BMP2), o material mais indicado atualmente para a realização de um enxerto eficaz. Essa proteína, ao ser aplicada no local que necessita de enxerto, transforma células primitivas (mesenquimais) em células formadoras de osso, chamadas osteoblastos. Dessa forma, o osso é regenerado de forma natural, segura e confortável para o paciente.

Imagem de uma proteína morfogenética

Na imagem ao lado, você vê todo o processo realizado pela BMP2:

• Primeiro, a proteína (em vermelho) se liga a uma célula primitiva;
  • Dessa forma, a célula passa a se transformar;
  • Desse processo nasce então um osteoblasto, célula responsável pela formação óssea;
  • Por fim, uma nova estrutura óssea é formada.

Para realizar seu tratamento com profissionais especializados e as mais recentes tecnologias, marque agora sua consulta na Cury Clínica Odontológica.