Manchas nos dentes posteriores podem ser cáries

• 01/10/2013

Hoje você saberá como identificar cáries nos dentes, e conhecerá mais sobre alguns tratamentos. Confira as dicas da clínica que é referência em ortodontia em Curitiba.

A cárie é a deterioração parcial ou total do dente, e pode ser causada por diversos fatores. Veja alguns:

• Falta de higienização correta;
  • Tipo de alimentação;
  • Ausência de flúor na água ingerida;
  • Ausência de flúor no creme dental utilizado;
  • Hereditariedade.

Caso a cárie não seja tratada, o quadro evolui e ela pode destruir os nervos da parte central do dente. Isso forma o chamado abscesso, que é a infecção da ponta da raiz, e que só pode ser tratado com o tratamento de canal ou com a extração do dente.

Como identificar

Como a cárie se desenvolve embaixo da superfície dentária, uma fase inicial é difícil detectá-la sem consultar o dentista. Mas a partir de certo ponto, os sintomas começam a aparecer mais facilmente:

• Alteração de cor: manchas na parte superior dos dentes. Elas são mais comuns nos dentes posteriores porque nestes é mais fácil a formação da placa bacteriana, que quando não tratada pode gerar o tártaro.
  • Dor de dente
  • Pontos visíveis nos dentes

Possíveis tratamentos

As restaurações são a melhor opção de tratamento para a cárie, podendo ser de três tipos:

• Obturações: o dentista remove o material deteriorado com uma broca, e aplica um preenchimento que pode ser feito de prata, ouro, porcelana ou resina. O tratamento mais estético é o feito com resina, que se confunde com a parte natural do dente.
  • Coroas: são indicadas quando o dente já está muito deteriorado. São estruturas que cobres a parte remanescente do dente, e podem ser feitas de ouro ou porcelana.
  • Tratamento de canal: indicado quando houver morte do nervo do dente. A parte central do dente é removida e a raiz é então preenchida. Muitas vezes, pode ser necessária a aplicação de coroas.

Estágios da cárie Ortodontia em Curitiba: onde posso fazer o tratamento?

A Cury, clínica de ortodontia em Curitiba, conta com dentistas especializados em diversas áreas. Portanto, para o tratamento de cáries ideal e com o máximo de conforto, venha logo marcar sua consulta!