Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Ronco, Odontologia e Imunidade. Qual a relação?

  • ATM/DTM
  • 07/04/2020
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Ronco, Odontologia e Imunidade. Qual a relação?

VAMOS CONVERSAR SOBRE SONO?

 

SONO X IMUNIDADE X DORES CRÔNICAS X SAÚDE X INFECÇÕES

Neste momento onde tanto se fala de IMUNIDADE e sua importância, assim como fatores de risco para inclusão ou não de pessoas no grupo de risco, uma questão que vejo um tanto quanto negligenciada é a importância do SONO REPARADOR na saúde das pessoas!
Isto mesmo, algumas vezes escuto tal pessoa não é do grupo de risco pois é jovem e não tem doenças crônica e problemas de saúde...minha pergunta é: SERÁ MESMO QUE NÃO TEM PROBLEMAS DE SAÚDE???

Alguns problemas vejo que não são considerados importantes e, portanto, não é devida a importância necessária! Vou citar alguns exemplos: obesidade e sobrepeso, respiração bucal, má qualidade do sono, tabagismo. Hoje vamos conversar um pouco sobre o SONO!.

 

COMO É A FISIOLOGIA DO SONO HUMANO?

O nosso sono é formado por fases. A primeira fase seria o Sono NÃO REM (NREM), composto de 3 estágios sendo os dois primeiros de sono leve e o terceiro sono profundo (fase esta que tem importante papel na recuperação física, produção e renovação bioquímica e também na regulação do apetite, etc.). A segunda fase SONO REM tem um papel importante na parte psíquica, influenciando entre outros aspectos na memória, aprendizagem, humor, recuperação psíquica e auto-controle.

As duas fase NREM + REM juntas levam cerca de 90 minutos. E em uma noite de sono podemos ter de 3 a 6 ciclos.

COMO O SONO INFLUENCIA NA NOSSA IMUNIDADE?

Se passarmos por privação da fase REM teremos uma diminuição na produção de Ig A que é um mecanismo inicial (“o pelotão de frente”) de proteção contra patógenos presentes na mucosas. Isto justificaria uma maior suscetibilidade a doenças como GRIPES E OUTRAS INFECÇÕES diante de privação de sono ou má qualidade do mesmo!!!

Assim podemos concluir que a baixa qualidade do sono gera diminuição e enfraquecimento do sistema imunológico e isso pode ser, pelo menos parcialmente, a razão de outros patologias começarem a ser associados com este problema.

 
OUTRAS QUESTÕES DE SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DO SONO

A população mais velha tem, em média, maior índice de distúrbios do sono, seja por diminuição na quantidade de horas (insônia) ou de distúrbios que afetam a sua qualidade, causando micro despertares como: dores crônica, bruxismo e apnéia. Mas outras pessoas sejam crianças, adolescentes, adultos jovens, etc também podem apresentar este tipo de problema.

A PRIVAÇÃO DO SONO prolongada eleva o risco de problemas e desordens mentais e intelectuais, doenças e problemas cardiovasculares e às queixas relacionadas a dores crônicas são muito mais frequentes.
A deficiência do SONO conduz também a aumento e manutenção de dores, devido a liberação de citocinas pré inflamatórias e à diminuição do limiar de dor e, especula-se atualmente que SONO, DOR E DEPRESSÃO compartilhem os mesmos mecanismos fisiológicos.

A produção de hormônios e neurotransmissores como por exemplo o GH (hormônio do crecimento) e a serotonina (que atua em quadros de depressão e ansiedade) ocorre em fases mais profundas do sono.

 

COMO POSSO SABER SE DURMO BEM?

Como a polissonografia é um exame caro para quem não tem convênio e como é um exame executado fora do nosso ambiente normal de descanso, podendo a levar a dificuldade de dormir de forma rotineira durante a execução do mesmo, sugiro a avalição de alguns aspectos; podemos perguntar se a pessoa acorda se sentindo disposta e bem ou se acorda frequentemente cansada, se sente necessidade de tomar estimulantes como café com frequência durante o dia, se sente sono ou fadiga durante as atividades diária.

Quem dorme bem geralmente percebe um sono contínuo durante a noite e se sente disposto e em estado de atenção durante o dia.

Pessoas que sentem dificuldade para começar a dormir ou que durante a noite tem dificuldade de manter o sono, que acordam cansadas, tem pesadelos, independentemente do tempo que descansam a noite apresentam má qualidade do sono.

 

QUAL É O PAPEL E INFUÊNCIA DA ODONTOLOGIA NO SONO?

São inúmeras as relações entre Odontologia e o SONO. Desde as mais simples relações como problemas e dores dentais e gengivais causando dificuldade de dormir, ou seja, dores agudas que assim que tratadas pode melhorar o sono, até problemas como Dor e Disfunções Temporo Mandibulares que podem tanto ser exacerbadas por má qualidade do SONO quanto pioradas pelo sono não reparador.

Uma questão importante é a APNÉIA obstrutiva do sono que influencia diretamente na qualidade do mesmo. A apneia pode ser causada por problemas mandibulares como má posição da mandíbula e da ATM gerando uma alteração na posição de repouso da mesma e influenciando a passagem de ar para os pulmões. Problemas como a atresia da maxila ou mandíbula retruída pode afetar a posição da língua levando a apnéia e respiração bucal e a problemas do SONO.
O SONO, como falamos pode gerar maior susceptibilidade a dores crônicas etc. O próprio bruxismo é um distúrbio do SONO e que traz influências negativas.
Diante do exposto devemos ter em mente que a ODONTOLOGIA desde a primeira infância, seja no aleitamento materno, passando pela alimentação adequada, depois por tratamento ORTOPÉDICOS que estabelecem a normalidade das arcadas e potencializam a função respiratória, gerando crianças, jovens e futuros adultos saudáveis são fundamentais.
Cabe ressaltar que no adulto e na população idosa a Odontologia de ponta pode reestabelecer e o aperfeiçoar a saúde do sistema estomatognático e dos sistemas adjacentes (MUSCULAR, NERVOSO, RESPIRATÓRIO, ARTICULAR, POSTURAL). Este trabalho pode ser executado por meio de tratamento neurooclusal, por tratamento ortopédico e por reabilitações que devolvam a mandíbula a sua posição de normalidade de máximo equilíbrio, estabilizando um quadro de saúde do ponto de vista do sistema oral.
 
Dr. Marcio Gulin Cury CRO 14.875
Cury Clínica Odontológica
041 3015-0841
041 98514-7134 (Whatsapp)

www.ortodontiacuritiba.com.br