Saiba como evitar cáries

• 08/04/2014

A cárie é definida como uma lesão no dente, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. As bactérias presentes na boca são responsáveis por transformar os alimentos em ácidos. A placa é formada pela junção das bactérias, restos de comida, ácidos e saliva. Quando a placa bacteriana não é removida com regularidade, por meio de uma escovação cuidadosa dos dentes, surgem as cáries.

No processo de formação da cárie, são os ácidos que criam a cavidade no dente. O paciente só sente dor quando a cárie já fraturou o dente e atingiu os nervos. Quando ela se desenvolve demais por falta de tratamento, um abscesso pode ser formado, gerando a necessidade de tratamento de canal.

Os carboidratos, principalmente o açúcar, quando entram em contato com a placa bacteriana geram os ácidos responsáveis por formar a cavidade da cárie.

As dicas sobre como evitar cáries envolvem principalmente a higiene bucal e a alimentação saudável:

como evitar cáries

• Escovação: A escovação dental deve ser realizada preferencialmente após cada refeição, ou no mínimo três vezes ao dia. Prefira sempre pastas de dente com flúor, que ajuda a combater as cáries, e use fio dental todos os dias.
  • Consultas regulares ao dentista: Nas consultas de rotina, o dentista realizará uma limpeza dental profissional, que ajudará a manter a saúde dos dentes. Além disso, o dentista poderá identificar quaisquer problemas quando eles ainda estiverem em estágios iniciais, facilitando o tratamento.
  • Alimentação: Procure evitar os lanches entre as refeições, porque eles mantêm os ácidos por mais tempo em contato com o dente. Além disso, evite comer doces e bebidas açucaradas em excesso.

Aproveite para marcar sua consulta na Cury Clínica Odontológica e fazer um exame de rotina para avaliar a saúde dos seus dentes.