A saliva é secretada na boca pelas glândulas salivares, sendo composta por água, substâncias orgânicas e sais minerais. As glândulas menores localizam-se em toda a boca, de língua a bochechas e lábios, e são responsáveis por manter a umidade. As maiores são a parótida, a submaxilar e a sublingual.
Veja alguns dos benefícios trazidos pela saliva para a saúde bucal:
- Digestão: a saliva atua na dissolução dos alimentos, para que eles possam ser degustados e digeridos. Os carboidratos começam a ser digeridos devido à presença da enzima amilase salivar, presente na boca.
- Combate a cáries e bactérias: O pH da saliva gira em torno de 7, neutralizando a acidez da cavidade bucal. Isso ajuda a combater as cáries e a formação de placa bacteriana. Além disso, a enzima chamada lisozima combate as bactérias e protege a boca de possíveis infecções.
- Limpeza da boca: O fluxo salivar ajuda a remover restos de alimentos e microorganismos da cavidade bucal.
As condições em que se encontram a saliva podem indicar problemas na saúde bucal, e até mesmo em outras áreas do organismo. O exame que analisa a saliva é chamado sialometria. Veja quais são essas condições e o que elas indicam:
- Quantidade: A baixa quantidade de saliva, que dá a sensação de boca seca, pode causar sensibilidade na mucosa, dificuldade de deglutição dos alimentos, entre outros. Além disso, a limpeza natural da boca é comprometida, e ocorre a formação de saburra - camada branca de placa bacteriana que se forma na parte posterior da língua. A ansiedade e o uso de certos medicamentos contribuem para a diminuição do fluxo salivar.
- Cor: Deve ser clara e transparente. Quando turva, normalmente é devido à descamação de células da mucosa bucal, em função do uso de aparelho dental ou indicando bruxismo. A respiração bucal também pode ser uma das causas.
- Viscosidade: A alta viscosidade gera uma maior aderência da saliva nos dentes e na língua, facilitando a formação de cáries e de placa bacteriana. Pode causar também doenças periodontais.
- pH: Alterações no pH salivar podem levar à erosão dentária, que é o desgaste da superfície do dente. O combate às cáries realizado pela saliva também fica comprometido.
Para realizar o exame de sialometria, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica. Assim, você saberá mais sobre as condições da sua saúde bucal, e saberá o que fazer caso algum problema seja detectado.