Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Saúde bucal no idoso e desnutrição

  • Prevenção
  • 05/09/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

O Diário de Pernambuco divulgou os resultados de uma pesquisa mostrando a relação entre a desnutrição e a saúde bucal no idoso. Os estudos foram realizados por cientistas japoneses, e mostram as consequências do descuido de muitos idosos em relação à saúde bucal. Os pesquisadores estudaram a relação entre as condições de saúde bucais e gerais dos idosos, principalmente no que se refere às deficiências nutricionais.

A pesquisa mostrou que idosos com um número reduzido de dentes, menos de 28, consumiam menos alimentos como cenouras, fibras alimentares e saladas. Já aqueles com a arcada dentária completa não apresentaram esse padrão. O estudo mostrou, ainda, que os idosos com dentição reduzida apresentaram níveis mais baixos de betacaroteno. O betacaroteno pode ser encontrado em frutas, verduras e vitamina C, e traz benefícios como prevenir o envelhecimento, melhorar o metabolismo de gorduras, entre outros.

A desnutrição, entre outras complicações, traz também a dificuldade de locomoção. Sobre isso, o Diário de Pernambuco lembrou um estudo recente que indica um índice de mortalidade anual de 25,2% decorrente de quedas de pessoas idosas.

Paciente da terceira idade utilizando o fio dental

Veja agora algumas dicas básicas sobre como manter a saúde dos dentes na terceira idade:

  • Consultas regulares ao dentista: Não importa a idade, as consultas periódicas são importantes para realizar manutenções básicas, como a limpeza dos dentes, e também para identificar possíveis problemas ainda em estágio inicial.
  • Higiene bucal: Em qualquer idade, é preciso escovar os dentes cuidadosamente ao menos três vezes ao dia, e utilizar fio dental diariamente. Um fator agravante é que os idosos sofrem retração gengival, o que expõe as raízes dentárias e gera o risco de cárie de raiz, tornando a escovação ainda mais importante.
  • Cuidados com o fluxo salivar: Idosos costumam sofrer de "boca seca", ou xerostomia, que normalmente deriva da ingestão de certos medicamentos. Isso compromete a limpeza natural dos dentes realizada pela saliva, e o dentista pode recomendar tratamentos para evitar o problema.
  • Cuidados com a dentadura: Devem ser seguidos à risca, e uma consulta anual ao dentista é necessária para avaliar as condições gerais da saúde bucal.
  • Cuidados gerais evitam a gengivite: A gengivite é causada por uma série de fatores, como alimentação, higiene bucal, ansiedade, hábitos como fumar, entre outros. Tomar cuidado com esses fatores ajuda a evitar a gengivite, e consultas de rotina conseguem identificar o problema quando em estágio inicial.
  • Alimentação saudável: Melhora não só as condições da saúde bucal, como também as condições gerais do organismo.