Medicina periodontal

• 22/09/2014
  • Periodontia

A medicina periodontal diz respeito não só à gengivite e à periodontite, como também a todos os problemas do organismo relacionados a essas doenças. A gengivite, como já mostramos em outros artigos, trata-se de uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana. A periodontite, por sua vez, surge do avanço da gengivite; é quando as bactérias atingem a raiz dentária e danificam os tecidos e ossos de sustentação, o que em casos avançados pode provocar até mesmo a perda do dente.

Conforme estuda a medicina periodontal, essas doenças se relacionam a diversas condições sistêmicas. Veja alguns distúrbios que muitas vezes possuem estreita relação com a doença periodontal:

Diabetes

Trata-se de uma doença causada pelo aumento excessivo de açúcar no sangue. O diabetes é um dos maiores fatores de risco da doença periodontal. Estudos comprovam que diabéticos têm um risco de 2 a 3 vezes maior de contrair a doença do que outros pacientes. Isso ocorre em função da alteração nos níveis de glicose no fluido gengival, bem como a alteração na vascularização gengival, entre outros fatores.

Doenças cardiovasculares

Pacientes com doenças periodontais têm duas vezes mais chances de contrair doenças cardiovasculares do que os demais. O que ocorre é que as bactérias podem infectar válvulas cardíacas, sendo então transportadas por meio delas e alcançando a corrente sanguínea.

Doenças e infecções respiratóriasmedicina periodontal organismo

As bactérias presentes na placa bacteriana, que causa a doença periodontal, podem chegar à saliva e ser aspiradas pelo paciente. Isso faz com que diversas doenças respiratórias possam se iniciar ou se intensificar, como a pneumonia e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Caso essas bactérias cheguem à corrente sanguínea, podem também se aderir às mucosas nasais e sinusais, causando problemas como a rinite e a sinusite.

Menstruação e puberdade

São fatores que, em função das alterações hormonais, podem causar a gengivite, começando por uma inflamação na gengiva. Muitas vezes, essa inflamação surge logo antes da menstruação e logo desaparece.

Parto prematuro

Bactérias da doença periodontal, ao entrarem na corrente sanguínea da gestante, podem chegar até a placenta e causar uma infecção, resultando no parto prematuro. As alterações hormonais durante a gravidez também podem causar o surgimento da gengivite, o que exige o máximo cuidado e prevenção por parte da gestante.

Osteoporose

A presença de osteoporose, bastante comum entre mulheres após a menopausa, prejudica a estrutura óssea inclusive ao redor dos dentes, causando o agravamento das doenças periodontais e seus efeitos sobre a saúde bucal.

Por essas razões, é essencial que, principalmente as pessoas incluídas nesses fatores de risco, tomem os cuidados necessários para prevenir a doença periodontal. O mais importante é realizar a higiene bucal no mínimo três vezes ao dia e fazer consultas regulares ao dentista. Preste atenção também nos conhecidos sintomas de gengivite e, caso eles apareçam, consulte imediatamente o dentista. Quando mais precoce o diagnóstico, mais fácil e rápido o tratamento.

Para saber mais sobre a medicina periodontal e sobre o seu caso específico, consulte a Cury Clínica Odontológica.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Marcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Nestes 22 anos ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem o seu sono e seu tratamento seja com mais saúde, uma melhor função, mastigação ou estética. Sua equipe na Cury Clínica Odontológica é especializada em diversas áreas da Odontologia, e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI