O que é gengivite e periodontite?

• 14/05/2014
  • Periodontia

A placa bacteriana está em constante formação no interior da cavidade oral, constituindo-se de bactérias e restos alimentares. Trata-se de uma película transparente e pegajosa, que se adere aos dentes e à gengiva, transformando-se em tártaro quando em estágio avançado. Quando não retirada diariamente por meio de uma escovação cuidadosa e do uso de fio dental, forma cáries e gengivite.

Gengivite

É o estágio inicial da doença periodontal. É uma inflamação do tecido gengival que circunda o dente, podendo haver coloração avermelhada, inchaço e pequenos sangramentos. Nesse estágio da doença, os danos podem ser revertidos com acompanhamento do periodontista e cuidados com a higiene bucal.

Periodontite

Decorre do avanço da gengivite. Nesse estágio, a infecção chega aos tecidos e ossos de sustentação dos dentes, causando a retração da gengiva - um dos principais sinais da periodontite. Com isso, a placa bacteriana atinge as raízes dentárias e toda a estrutura de sustentação, destruindo-os pouco a pouco. Quando não tratada devidamente, a periodontite avança e gera o enfraquecimento dos dentes, que passam a se deslocar e prejudicam a mastigação. Pode ocorrer, inclusive, a perda do dente.

Sintomas

Lembre-se de que, quando diagnosticada precocemente, a gengivite pode ser revertida mais facilmente. Por isso, preste atenção nos sintomas:

• Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
  • Sangramento gengival;
  • Mau hálito persistente, muitas vezes com presença de gosto ruim na boca;
  • Retração gengival (os dentes parecem mais longos);
  • Alteração no formato gengival;
  • Afastamento entre a gengiva e os dentes, formando-se uma bolsa;
  • Formação de pus entre a gengiva e o dente;
  • Mobilidade dentária (pode ser sentida mais facilmente durante a mastigação);
  • Muitas vezes, a doença periodontal é indolor.

Tratamento periodontista em Curitiba

No estágio inicial da gengivite, a doença pode ser tratada com uma limpeza profissional e com cuidados de higiene bucal por parte do paciente. No entanto, quando a doença já começou a afetar a estrutura de sustentação dos dentes, o dentista removerá a placa bacteriana por meio da raspagem e alisamento das raízes dentárias.

Em estágios avançados da periodontite, é indicada a cirurgia. Bolsos profundos que se formaram na gengiva serão abertos e limpos. Casos mais graves podem precisar da remoção do dente, com posterior aplicação de prótese dentária.

Vale lembrar que, no caso da periodontite, algumas alterações sofridas pelos dentes e gengivas não podem ser revertidas - como por exemplo, a retração gengival. Para esses casos, há a opção de cirurgias plásticas na gengiva.

Periodontista em Curitiba

Se você procura um periodontista em Curitiba, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica. Aqui, você saberá mais sobre a sua saúde bucal e, caso tenha problemas gengivais, receberá o melhor tratamento.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Marcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Nestes 22 anos ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem o seu sono e seu tratamento seja com mais saúde, uma melhor função, mastigação ou estética. Sua equipe na Cury Clínica Odontológica é especializada em diversas áreas da Odontologia, e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI