Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

5 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 20/06/2023
  • Cury Clínica Odontológica

mulher sorrindo mostrando seus dentes tortos

Um sorriso, bonito ou não, sempre chama muita atenção, principalmente durante um diálogo, não é mesmo? Não é à toa que ele é conhecido por ser o “nosso cartão postal”. Por isso, mesmo que de forma inconsciente, é natural buscar ter o sorriso dos sonhos: alinhado, esteticamente bonito e bem longe do tom amarelado. Mas, para ser bonito, um sorriso, precisa, antes de tudo, ser saudável.

Assim, um tratamento ortodôntico vai muito além da estética, ele visa resolver problemas bucais sérios, como alterações na estrutura e forma dos seus dentes, que podem prejudicar desde a sua autoestima até mesmo a sua saúde – dificultando a fala, respiração e mastigação, etc. 

O Dr. Marcio Cury reforça: “Lembrando que só se deve iniciar um tratamento ortodôntico após o paciente ter tratado dores e disfunções, bem como estar com a mandíbula em posição postural de repouso e terapêutica” aqui na clínica vemos muitos pacientes que precisam de tratamento para dores e disfunções, de variados tipo, prévio ao ortodôntico. Este é o nosso principal diferencial e nisto somos referência”.

Pensando nisso e querendo que você entenda a importância do aparelho ortodôntico para sua saúde geral e também para a estética do seu sorriso, selecionamos alguns sinais que indicam a necessidade do aparelho ortodôntico e que não podem ser ignorados. Confira a seguir. 

Tratamentos ortodônticos 

Em pleno 2023, era das redes sociais, é muito comum encontrar pessoas com receio de alinhar o sorriso, pois, geralmente, só se visa a estética. E, cá entre nós, os tratamentos ortodônticos antigos já não são mais atrativos para a galera jovem de hoje em dia – o que é normal, pois o que era cool e/ou moderno há alguns anos, hoje já não é mais.

Mas, com a evolução da tecnologia, as técnicas da ortodontia também evoluíram. Atualmente é possível encontrar no mercado ortodôntico técnicas e aparelhos que são muito mais rápidos e discretos, como, por exemplo, os aparelhos fixos de safira ou de porcelana – estes são fixos, com braquetes, mas, por serem quase da cor do dente, não causam tanto impacto estético.

mulher usando aparelho de porcelana

Uma outra opção disponível no mercado – e uma das mais buscadas atualmente – é o alinhador invisível Invisalign. Como o próprio nome já diz, ele é invisível e, o melhor, é removível. Assim, o tratamento se torna mais prático para o paciente, pois, além de trazer resultados duas vezes mais rápido que o aparelho fixo tradicional, o Invisalign ainda permite que a higienização seja mais tranquila, visto que o indivíduo pode retirar o alinhador na hora de realizar suas refeições e/ou higiene bucal. 

Essa é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens dos tratamentos ortodônticos dos últimos anos: cuidar da sua saúde sem comprometer a estética do seu sorriso. Na Cury Clínica Odontológica, os alinhadores invisíveis são nosso carro-chefe.

Agora confira os 5 principais sinais de que o uso do aparelho ortodôntico é necessário.  

5 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico

Os dentes desalinhados, além de poderem gerar problemas de saúde, também podem afetar a autoestima, não é mesmo? Mas você sabe quando é necessário usar aparelho ortodôntico para corrigi-los e ter uma melhor qualidade de vida? Nós da Cury Clínica Odontológica listamos alguns sinais que indicam a necessidade de tratamento com aparelho ortodôntico – incluindo o Invisalign. Veja: 

1. Dentes tortos 

Um dos principais fatores e/ou sinais que levam à necessidade de usar aparelho ortodôntico são os dentes tortos ou separados. Geralmente, eles incomodam bastante esteticamente, podendo trazer outros prejuízos para saúde, pois o problema de mordida (mordida aberta, fechada, submordida, mordida cruzada e etc) vai sempre além da estética.

2. Tamanho e estreitamento da mandíbula ou maxila 

O segundo sinal de que talvez você precise usar aparelho ortodôntico é o tamanho da mandíbula ou maxila. Normalmente é um problema que é corrigido com muita facilidade durante a infância – justamente porque é uma fase na qual os ossos da face estão crescendo, sendo mais fácil “ajustar” para o molde correto -, mas que quando não é tratado adequadamente causa desconforto estético, como o sorriso estreito, e físico.

3. Problemas de mordida

Em terceiro lugar, mas não menos importante e/ou recorrente: os problemas de mordida. Como falamos anteriormente, dentes tortos ou separados podem provocar problemas de mordida ou apinhamentos, que trazem outras consequências para a vida do indivíduo, como a presença de dores de cabeça e/ou na face, justamente por forçar a região a morder da forma errada e mal posicionamento mandibular, má função dos músculos, etc.

4. Perda permanente de um ou mais dentes 

homem jovem com uma mão na bochecha e a outra segurando seu dente que caiu

O quarto sinal de que você precisa buscar ajuda de um ortodontista é a perda permanente de um ou mais dentes. Assim como o restante do nosso corpo, os nossos dentes também precisam estar em pleno funcionamento para que tudo flua bem. 

Quando perdemos um ou mais dentes, toda a nossa arcada dentária é modificada; e, com a ausência do dente, os outros podem acabar se movendo, gerando outros tipos de transtornos ou mudanças na estética do seu sorriso. Com o uso do aparelho ortodôntico, é possível contornar isso e deixar o espaço adequado para a colocação do implante dentário ou prótese dentária, a depender do seu caso.

5. Respiração bucal e/ou dores e machucados frequentes

Por fim, o último sinal que indica a necessidade de usar aparelho ortodôntico é a respiração bucal e/ou dores e machucados frequentes. No caso da respiração, o aparelho ajuda a corrigir a posição dos ossos, podendo expandir as arcadas, aumentando o espaço para a lingua o que muitas vezes ajuda também em quadros de ronco….

O tratamento ortodôntico é essencial para quem busca um sorriso bonito, mas, principalmente, saudável. Se você apresenta um ou mais desses sinais, a recomendação é buscar um ortodontista, para que este profissional avalie o seu caso. 

Como falamos ao longo do texto, não é preciso receio com relação ao comprometimento estético durante o seu tratamento, pois com os alinhadores invisíveis nós conseguimos tratar de casos mais simples até os mais graves sem afetar esteticamente o seu sorriso. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação com o nosso time de especialistas!