Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Facetas dentárias: como escolher e para que elas servem

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 06/12/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Ter um sorriso bonito é o desejo de muita gente, mas é importante frisar que um sorriso bonito e iluminado vai muito além da estética e se alinha à transmissão de confiança e segurança para sorrir e se comunicar.

Na busca por um sorriso bonito, o número de procedimentos odontológicos que facilitam esse sonho, de forma rápida e segura, têm sido cada vez mais procurados nas clínicas de odontologia, como é o caso das facetas, que promovem alterações no formato, tamanho e cor dos dentes.

É natural que existam dentes que apresentem desarmonia ou assimetria, devido a inúmeros fatores durante o seu crescimento e formação, como genética ou fatores externos, por exemplo o uso de chupeta, medicamentos entre outros hábitos. 

Um sorriso em desarmonia tem consequências diretas na autoestima das pessoas. Felizmente, com a evolução dos procedimentos odontológicos, é possível corrigir essas imperfeições, em muitos casos por meio das facetas dentárias.

Esse tipo de procedimento já é bastante conhecido e vem sendo bastante procurado pelo público. Por isso, o artigo de hoje vai te apresentar mais detalhes sobre este tratamento, quais as formas de se realizar e quais suas indicações. 

O que são as facetas?

Hábitos deletérios, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e falta de higiene podem causar alterações na estrutura dental, como desgastes e amarelamento

Além da má formação dentária, que como já dito, pode ser causada por fatores genéticos e por fatores externos, como o uso de chupeta, podem ocasionar o desalinhamento dos dentes. Mas com a correta indicação de tratamento, tudo isso pode ser corrigido. É necessário que seu dentista faça uma avaliação e veja qual a sua necessidade. Mas de que material as facetas são feitas?

Pois bem, as facetas dentárias são lâminas finas, confeccionadas em porcelana ou resina, que são cimentadas sobre a superfície do dente, por meio de resinas e cimentos resinosos. Podemos dizer que se trata de uma capa, que se assemelha ao formato do dente do paciente, cobrindo as imperfeições, como, por exemplo, as manchas, amarelamentos e trincas.

mulher no dentista escolhendo faceta dentária

Existem dois tipos de facetas, as de resina e as de porcelana, sendo diferenciadas pelo material utilizado em cada uma. O tipo de faceta a ser utilizada, assim como o número de elementos indicados, vai depender da decisão conjunta entre o paciente e o cirurgião dentista, de acordo com a necessidade de cada um.

Algo muito comum entre os pacientes é confundir as facetas com lentes de contato dental, devido às suas semelhanças e o modo de aplicação. A diferença entre ambas se dá devido à espessura do material, pois as facetas têm 0,7mm ou mais, enquanto as lentes ou laminados cerâmicos têm até 0,7mm.

O uso de facetas deve ser recomendado pelo dentista e normalmente são mais indicadas para casos de: fechamento de espaços vazios entre os dentes, trincas e fraturas, substituição de restaurações antigas ou amareladas, dentição escurecida ou manchada e mudanças no formato e posicionamento do dente, gerando um alinhamento no sorriso.

Quais as opções existentes?

Como mencionado, são dois os materiais usados para a confecção das facetas, a resina composta e a cerâmica. Vejamos a diferença entre cada uma:

Facetas de resina

As facetas de resina, como o nome já diz, são confeccionadas a partir da resina composta e costumam ter um custo mais baixo. O procedimento é feito diretamente sobre o dente e necessita de uma maior técnica do profissional. Mesmo sendo realizada diretamente sobre a estrutura dental, pode haver a necessidade de pequenos desgastes para a sua confecção. Elas podem ser realizadas em diferentes tonalidades, buscando sempre formatos de cores que mimetizem a naturalidade dos elementos. 

Facetas de porcelana

As facetas de cerâmica ou de porcelana, como também são chamadas, são produzidas em laboratório e feitas especialmente para cada dente. O material apresenta maior resistência e durabilidade que as facetas em resina. Diferentemente do outro material, as facetas de porcelana são cimentadas diretamente no dente, que passa por um desgaste antes de recebê-las. Normalmente, apresentam um maior polimento, tendo um custo maior devido ao seu material e modo de aplicação.

Para quem este tratamento é indicado?

As facetas são indicadas para pacientes adultos que desejam alcançar uma maior estética e que necessitam corrigir pequenos problemas, como alinhamento e coloração dos dentes. Procura-se realizar o procedimento quando todo o desenvolvimento das estruturas faciais e bucais já estão completos.

Quanto custa colocar facetas dentárias?

O custo das facetas dentárias é um fator variável pois trata-se de um tratamento individual, que varia para cada paciente. A variação também ocorre em relação ao material que vai ser utilizado e a quantidade de dentes que serão tratados. Todas essas questões são consideradas no valor final do tratamento.

Como a Cury Clínica Odontológica pode ajudar?

Garantir a segurança de sorrir e renovar a autoestima dos pacientes é o nosso objetivo. Aqui na Cury Clínica Odontológica, realizamos facetas em resina e porcelana, utilizando materiais de máxima qualidade e com valores que cabem no seu bolso.

Entre em contato com a Cury Clínica Odontológica, faça já a sua avaliação e conquiste o sorriso dos seus sonhos.