Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Clear Correct em Curitiba: Conheça o sistema de alinhadores com fábrica local

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 14/02/2023
  • Cury Clínica Odontológica

O Clear Correct é um tratamento ortodôntico feito com alinhadores transparentes. O seu objetivo é corrigir diversas formas de más oclusões nos pacientes. Uma das suas principais vantagens, e que o torna atraente para as pessoas que precisam realizar o tratamento, é o fato de ele ser transparente.

Isso faz com que ele seja discreto, tornando o seu uso imperceptível durante o tratamento, sem causar um grande impacto na questão estética.

Hoje vamos explicar alguns pontos que envolvem o Clear Correct, como ele funciona, quais seus benefícios, para quem é indicado e quanto tempo dura o tratamento. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o tratamento?

Antes de tudo, você deve procurar um dentista que trabalha com Clear Correct. A Cury Clínica Odontológica conta com uma equipe que domina a técnica, então você pode entrar em contato e agendar a sua visita.

Depois da primeira avaliação com o especialista, na qual conversaremos sobre o seu problema e faremos um escaneamento e breve simulação do seu tratamento, você precisará realizar alguns exames. Ele indicará qual a documentação necessária para que os seus alinhadores sejam confeccionados.

Quando estiverem prontos, basta começar a usar conforme as orientações do seu dentista. Mas como higienizar o Clear Correct?

  1. Escolha uma escova de dentes bem macia e um creme dental com baixa abrasividade, ou seja, que não provoque desgaste nos dentes. Essa dica funciona para os cuidados com os dentes também, então é só aplicar na higienização do seu Clear Correct;
  2. Nunca o coloque em micro-ondas, água quente, esterilizador de mamadeiras ou qualquer outra exposição que possa danificá-lo. Isso porque ele é muito sensível a altas temperaturas e, se exposto, seu formato pode ser modificado;
  3. Caso considere que a escovação e o creme dental não estão limpando por completo o seu alinhador, você pode usar pastilhas efervescentes que contam com substâncias específicas para a sua limpeza. Basta colocar a pastilha em um copo de água e deixar o alinhador dentro do copo por 15 minutos;
  4. Outra dica importante é sempre remover o alinhador antes de comer qualquer coisa. Além de evitar danos, essa atitude torna a higienização mais fácil;
  5. Sempre guarde o seu alinhador limpo, então você deve escová-lo quando remover para se alimentar;
  6. Ao remover, nunca guarde em guardanapos. Muita gente faz isso, mas o problema é que o alinhador acaba sendo perdido, ou alguém pode jogar no lixo achando que o guardanapo está vazio;
  7. Sempre que remover, guarde na case e em um lugar seguro. Por serem transparentes e sem cor, acabam se perdendo com facilidade. Além disso, é muito comum crianças pegarem para brincar ou até mesmo o cachorro acabar mordendo.

pessoa guardando aparelho invisível na case antes de comer

Quais seus principais benefícios em relação aos tratamentos mais comuns?

Um dos principais benefícios do Clear Correct é que ele é transparente, fazendo com que ele seja discreto esteticamente. Além disso, o fato de ser removível e de oferecer grande conforto para o paciente, também chama atenção.

Outro ponto a ser destacado é que os aparelhos comuns atrapalham a alimentação, dificultam a higienização e podem machucar a boca. Com o Clear Correct, você se livra de tudo isso.

O processo é simples: primeiro o dentista percebe a forma dos dentes do paciente por meio de impressões ou digitalizações. Depois, ele prescreve sobre a forma como os dentes devem ser corrigidos.

Em seguida, são criados modelos virtuais dos dentes do paciente, evidenciando a progressão esperada até que eles deixem de estar tortos. Estes modelos são impressos em uma impressora 3D, criando placas de plástico. São os chamados alinhadores.

O paciente só precisa encaixar nos dentes e usá-los durante todo o dia e a noite, removendo apenas quando for comer, beber e escovar os dentes. Os alinhadores têm a função de exercer pressão sobre determinados dentes para que eles se alinhem na posição desejada.

Para que tipo de paciente é indicado?

Ele é indicado para pacientes com mordida cruzada, mordida topo a topo, o chamado overjet excessivo, também para apinhamento, espaços/diastema, para mordidas abertas, desvio de linha média e mordida profunda. Assim, notamos que ele pode ser usado em quase todos os casos.

O Clear Correct também tem a função de ser combinado ou para preparar para outros procedimentos, como a geração de espaços para implantar dentes ou para estabilizar alguns dentes após realização de cirurgias.

Por isso, é muito importante manter as visitas frequentes ao dentista, já que 3 de cada 4 pacientes precisam do tratamento ortodôntico.

mulher usando alinhador transparente

Como ele corrige as falhas dos dentes?

O alinhador se encaixa nos dentes e exerce uma pressão para que eles sejam alinhados. Este processo é iniciado e acompanhado por um dentista especializado, para garantir a sua eficácia. Mas para isso é preciso que o paciente faça o uso diário. Ele deve ser usado durante o dia e à noite para que o alinhador consiga cumprir com sua função. Com isso, os dentes vão se alinhando e com o passar do tempo eles se encaixam no seu espaço adequado.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração do tratamento vai depender das metas estabelecidas com o seu dentista e do quanto os seus dentes precisam ser corrigidos. Pode acontecer do tempo de tratamento determinado ser maior do que o previsto e ele também pode ser reduzido se o dentista considerar que a correção já foi 100% concluída.

Se o paciente não higienizar adequadamente o aparelho, se ele faltar às consultas, se houver um crescimento ósseo excessivo, por exemplo, a duração do tratamento pode aumentar.

Procure por profissionais qualificados

A Cury Clínica Odontológica foi fundada pelo Dr. Marcio Gulin Cury, dentista com vasta experiência na área da ortodontia. Um dos grandes diferenciais da clínica é o investimento em uma equipe que se mantém atualizada sobre todas as novas técnicas que podem ser aplicadas no seu trabalho. Com isso, o paciente ganha em qualidade, durabilidade e eficácia no tratamento.

Leia mais: Tratamento para mordida profunda: soluções oferecidas pela ortodontia.