Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

O que é a contenção Vivera e quais as vantagens de usá-la?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 04/04/2023
  • Cury Clínica Odontológica

Contenção Vivera no estojo apoiada em uma superfície laranja

Atualmente, existem diversas opções de tratamento ortodôntico no mercado, que além de evitar dores, aceleram os resultados. Uma dessas opções é a contenção Vivera. A seguir vamos apresentar o que é e como funciona esse tipo de contenção, quais são as vantagens e as principais diferenças entre ela e as contenções tradicionais. Para descobrir, continue a leitura. 

O que é a contenção Vivera? 

Como os dentes permanecerão em uma posição instável após o término da movimentação estimulada pelo aparelho, o uso da contenção ortodôntica é importante para garantir a estabilidade dos resultados obtidos.

Isso porque os dentes têm tendência a se mover quando a contenção não é utilizada. Como resultado, os ortodontistas sempre recomendam aos pacientes fazer manutenção depois de terminar o tratamento com o aparelho fixo e com a contenção. 

O afastamento também pode ocorrer como resultado do processo natural de envelhecimento da face ou, por exemplo, como resultado da respiração bucal, perda de dentes, erupção dos dentes sisos ou implantação de próteses. 

A cooperação e o autocontrole do paciente ao usar as contenções são cruciais para a eficácia da terapia ortodôntica. Assim, durante o tempo especificado pelo ortodontista, devem ser usados ??aparelhos removíveis. Normalmente, é aconselhável usar continuamente, retirando apenas para se alimentar ou escovar os dentes. É provável que, uma vez estabilizada a terapia, seu uso seja reduzido até que seja finalmente concluído. 

As contenções fixas precisam ser cuidadosamente mantidas, pois são propensas ao acúmulo de tártaro por serem fixadas em uma porção dos dentes inferiores. Isso torna crucial que o paciente visite o dentista regularmente para limpezas e análises que garantam que a contenção ainda esteja bem presa aos dentes. 

Se uma parte dela se soltar, aconselhamos que você informe seu dentista imediatamente, pois se você seguir sem a contenção os seus dentes irão se afastar novamente. Assim, toda a evolução que você teve irá regredir. 

Afinal, o que é a contenção Vivera e quais as principais características? 

As contenções Vivera (produzidas pela Invisalign, usando a mesma tecnologia dos alinhadores) também estão disponíveis nos consultórios. Isso permite que você projete uma contenção robusta que seja precisamente ajustada e acabada para ser macia e confortável. 

Assim, algumas formas de recidivas leves, que podem ocorrer durante o período de contenção, são automaticamente corrigidas (retornadas à posição final de tratamento) devido à sua força superior. 

Contenção Vivera no estojo

Da mesma forma que acontece com os alinhadores, será necessário um escaneamento prévio da arcada dentária para a confecção da contenção Vivera, que apresenta entre as suas principais características: 

  • Transparente e quase indetectável; 
  • Removível; 
  • Possibilita a higiene bucal e o consumo de refeições; 
  • Confortável; 
  • Produzida com a mesma tecnologia de ponta dos alinhadores Invisalign
  • Menos propensos a rachaduras ou quebras. 

É importante ressaltar que as contenções Vivera podem ser utilizadas para completar o tratamento ortodôntico iniciado com aparelhos fixos tradicionais. 

Por que usar? 

Os dentes são realocados durante o tratamento ortodôntico para que possam ficar na posição adequada, seja com aparelhos tradicionais ou com alinhadores como o Vivera. Por conta disso, o paciente sente algum desconforto, como uma leve dor de dente. Isso acontece em decorrência das forças do aparelho ou do alinhador invisível fazendo com que a estrutura óssea seja reajustada. 

Nossos dentes tendem a migrar de volta para suas posições originais quando você para de usar o aparelho, seja por uma interrupção no tratamento ou pelo fato de todos os movimentos necessários terem sido realizados. Portanto, se o tratamento ortodôntico não for finalizado corretamente, você pode perceber que seus dentes vão desalinhar novamente. 

O objetivo da contenção é controlar esses movimentos dentários e garantir que eles permaneçam na posição correta. Dependendo da sofisticação do tratamento, algumas pessoas percebem essas mudanças mais rapidamente, enquanto outras as notam de forma mais gradual. Portanto, o tratamento exige disciplina para que os seus resultados sejam definitivos. Por isso, a contenção Vivera é a mais recomendada. 

Como funciona o tratamento 

Você poderá usar as contenções Vivera após a conclusão do tratamento ortodôntico, independentemente de ter sido feito com Invisalign ou outra técnica ortodôntica convencional. Para escanear sua arcada dentária, basta marcar uma consulta com o ortodontista. 

mulher usando aparelho dental Invisalign

As placas transparentes que circulam os dentes formam as contenções Vivera, que permitem que o paciente coloque e retire a contenção de forma autônoma. Isso facilita a manutenção da higiene dental e também da contenção. 

Seu uso mantém os dentes estáveis, limitados pelo espaço interior das contenções, permitindo que eles permaneçam no lugar enquanto o osso amadurece ao redor das raízes, reduzindo o risco de movimentação dentária e consolidando o resultado de forma mais eficaz. 

Será confirmado que o alinhamento planejado está sendo mantido junto com o check-up 3D normal. Além disso, como o escaneamento de suas arcadas dentárias a partir da posição em que o tratamento ortodôntico foi finalizado ficará salvo, uma nova contenção poderá ser confeccionada em caso de perda de uma das originais. 

Quanto tempo dura o tratamento? 

O ortodontista especificará um período de tempo para a manutenção da contenção móvel, que normalmente é por um período prolongado. O dentista pode determinar se usar contenções exclusivamente à noite é viável após o período de desenvolvimento ósseo ao redor das raízes. Há sempre uma chance de que os dentes possam migrar e o alinhamento que eles atingiram pode ser perdido se as contenções não forem usadas conforme orientação. 

As contenções Vivera são duradouras, mantêm as posições dentárias com eficácia e têm grande resistência a manchas. Por serem transparentes, a beleza é um dos principais benefícios. Assim, os retentores são sutis e quase indetectáveis, além de serem bastante flexíveis. 

Na Cury Clínica Odontológica você encontra salas amplas e confortáveis para que o seu atendimento atinja a maior qualidade possível. Além disso, oferecemos ambientes climatizados e TVs para que você possa assistir enquanto é atendido. 

Não deixe de explorar o nosso blog e descobrir informações importantes sobre tratamentos ortodônticos, entre outros conteúdos. Entre em contato com o nosso atendimento e agende já a sua consulta! Não adie mais o seu tratamento. 

Leia mais: Saiba como evitar problemas ortodônticos em crianças, nossos futuros jovens e adultos.

Fonte das imagens: Invisalign.